Este trabalho tem por objetivo analisar como a ludicidade colabora no processo ensino aprendizagem em jovens do ensino médio. Percebemos que a oferta do ensino filosófico na educação básica está permeada de fragilidades e desafios. Somos dotados de uma magnífica capacidade de reviver memórias, e por isso hoje, com mais maturidade podemos refletir sobre as experiências que outrora tivemos no ensino médio. Sabemos que, em grande maioria, os professores além de não terem a qualificação adequada, ainda precisam apresentar resultados imediatos de aprendizagem, o que impossibilita a construção da autonomia no estudante. Portanto, a partir desse viés é que pretendemos a relevância que os jogos têm para a facilitação da aprendizagem na disciplina de Filosofia. Assim podemos compreender a relação e a integração da teoria e da prática. Essa aproximação entre o profissional em formação e as escolas, com certeza garante melhorias na qualidade do ensino de filosofia. Nesta perspectiva, podemos mencionar dois jogos que alcançaram os objetivos pretendidos, que são: o Tabuleiro Filosófico, Tribunal de Ética entre outros demais. Diante dos resultados apontados notamos que são imprescindíveis práticas educativas lúdicas para o aprendizado dos alunos, construindo o pensamento lógico mediante a criação de estratégias, atenção, percepção e criatividade. Sobretudo, que o professor esteja consciente do papel da educação lúdica na produção de conhecimento no educando.