A EXPERIÊNCIA DO FEIJÃO NO ALGODÃO

DANIELLE DAMASCENO DA SILVA

Co-autores: DANIELLE, ---, ----, ----, ---, ---, ---, --- e ---
Tipo de Apresentação: Relato de Experiência

Resumo

 

Relato de experiência

Autora: Danielle Damasceno da silva

E-mail: danielle27damasceno@hotmail.com

Instituição: UECE- graduanda em Filosofia

Escola de ensino: Escola Monteiro Lobato

A experiência do feijão no algodão

Desde o primeiro momento no decorrer destes dois anos e dez meses de experiência enquanto docente do ensino fundamental II, abordo temáticas  filosóficas que visam contribuir para discussões, onde os alunos se reconheçam e reconheçam a importância da filosofia em suas compreensões de mundo, bem como nas suas reflexões pessoais.

Ao abordar Aristóteles e as quatro causas, me debrucei a explicá-las ponto a ponto.  A maioria dos discentes ao final demonstrou que a abordagem utilizada por mim ao dar como exemplo o processo de fabricação de um tijolo indicado pelo livro, não ajudou muito na compreensão do conteúdo.

Esta aula, em especial, desencadeou em mim um sentimento no primeiro momento de descuido na didática estabelecida. Remoendo o assunto e descobrindo novos significados para a filosofia, procurei não me distanciar da vida cotidiana deles, resolvi (re)fazer a experiência do feijão no algodão. Levei copinhos, algodão e caroços de feijão para fazer a tal experiência. Em duas semanas retornamos a sala de aula, cada um com suas plantinhas bem evoluídas, fizemos um momento de reflexão e pedi para que escrevessem o que haviam apreendido. Todos, descreveram as etapas de evolução do grão sem auxilio do livro didático, fazendo a ligação entre a teoria descrita por Aristóteles e a feita por eles mesmos, onde vivenciaram todas as etapas do processo de causas e efeitos. Sem esquecer do motor necessário, que tudo impulsiona aquilo que se move, o chamado motor imóvel, houve um grande debate sem se chegar a um consenso.

Percebi então que a atividade proposta desenvolveu uma compreensão, interpretação e problematização, bem como a elaboração de um texto dissertativo, que resultou em um aprendizado precioso, que nos cinquenta minutos destinados a filosofia só enriquecem e propiciam um constante fio condutor entre o abstrato e o real.

 

Palavras chaves: Reconhecer - Vivência - Compreensão.