Este trabalho apresenta parte dos resultados de um projeto interdisciplinar idealizado e executado na Escola Profissional de Quixadá/CE, nos anos de 2017 e 2018. Tem como objetivo compartilhar com a comunidade acadêmica algumas vivências escolares que abordam nas disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Linguagens a diversidade étnica do povo brasileiro, visando educar jovens do ensino médio para as relações étnicorraciais. Fizemos um recorte das atividades desenvolvidas e apresentaremos algumas metodologias aplicadas por professores das áreas de Ciências Humanas e Linguagens na educação básica quixadaense. Analisamos os resultados do projeto desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa e resolvemos partilhar com outros educadores e pesquisadores que se interessam pela temática abordada, visando colaborar com análises e práticas docentes que pretendam atuar no campo da interdisciplinaridade, sobretudo no que concerne à valorização das relações étnicorraciais. Como fundamentação teórica dialogamos com autores que pesquisam as relações étnicorraciais dentro e fora do contexto escolar, dentre eles: Fanon (1980), Lopes (2004), Munanga (2005), Ribeiro e Barbosa (2007), Gomes (2009), Evaristo (2014) e Vasconcelos (2015). A escola é um campo amplo de pesquisas que requer sensibilidade de toda a comunidade, vez que, trabalhar as relações étnicorraciais na perspectiva interdisciplinar é um desafio a ser superado, visto que essa proposta tem por fito promover uma educação equânime e valorativa.