O trabalho em questão visa apresentar uma proposta de leitura do texto literário com base na metodologia sugerida por Cosson (2016), tendo como referência a sequência básica que o autor mencionado propõe - composta por motivação, introdução, leitura e interpretação, para os anos finais do ensino fundamental. Autores como Marinho e Pinheiro (2012), Viana (2010), Todorov (2017) e Colomer (2007) também fazem parte da discussão. Para isso, o corpus literário a ser trabalhado será o cordel "O couro do lobisomem" que traz em algumas de suas linhas características do maravilhoso. Serão trabalhadas questões sociais presentes nas estrofes do texto, como o preconceito sofrido por uma das personagens da narrativa, e ainda a opressão, prática que é protagonizada pelo coronel para com seu povo. Para ampliar a discussão, faremos um comparativo dessas temáticas abordadas com a letra da canção "É", composta e interpretada por Gonzaguinha, composição carregada de muito significado. Esperamos, com essa sequência didática, propor um ensino de leitura significativo a partir de textos pouco explorados em sala de aula. Além disso, ansiamos que os alunos conheçam a cultura local através da literatura de cordel, identifiquem-se e sejam tomados e envolvidos pelo maravilhoso, totalmente permissível nesse ambiente, e sejam conduzidos à leveza da leitura.