A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

REBECA BAIA SINDEAUX

Co-autores: MARIA DULCINEA DA SILVA LOUREIRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

No âmbito da escola, do ponto de vista pedagógico, é importante destacar que se faz necessário superar a forma usualmente presente de trabalhar com a literatura em sala de aula, em que a mesma não passa de "pretexto" para o estudo da língua portuguesa e/ou "interpretação" textual. Tais práticas acabam por deixar de lado as possibilidades estéticas, culturais e emancipatórias com as quais a literatura se apresenta ao conjunto da humanidade. Nesse sentido, as narrativas apresentam uma função superior, as quais proporcionam fruição e experiências que alargam as vivências das crianças. Contar histórias é uma arte milenar, representa uma necessidade humana. Assim, a humanidade esteve sempre ao redor de suas narrativas, neste sentido não há no mundo alguém que possa viver sem fazer algum relato do que tenha acontecido. Por isso, as narrativas se apresentam como uma demanda do ser humano de entender a realidade, a vida e a si mesmo, dando significado e ressignificado ao mundo. Através da literatura a criança tem acesso ao mundo, se apropria dos objetos da cultura e da história humana, bem como recria a realidade. Entende-se, portanto, que o uso das histórias enriquece e garante às meninas e aos meninos a possibilidade de adquirir uma forma de se expressar, de reelaborar seus conflitos, de se reconhecer e de se colocar no mundo de forma social, histórica e cultural. Acaba por permitir tanto o desenvolvimento da imaginação e criatividade, quanto a sua expressão, que potencializa seu desenvolvimento, e sua inserção na sociedade. Deste modo, o presente trabalho versa sobre a relevância de se trabalhar com a arte de contar histórias (compreendida no sentido amplo, de formação humana, e não no sentido restrito, de conteúdos escolares) como prática pedagógica na educação infantil tendo como perspectiva colaborar com a aprendizagem o e desenvolvimento das crianças.