CONTOS AFRICANOS EM SALA DE AULA: PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

RAQUEL DE SOUZA SILVA

Co-autores: JAQUELÂNIA ARISTIDES PEREIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Resumo: Fomentar a prática da leitura literária é uma alternativa promissora para a formação de leitores críticos na escola. O presente trabalho tem como objetivo apresentar práticas de leitura literária com contos africanos que propiciem uma educação para as relações étnico-raciais e que possam efetivar outras leituras e reflexões sobre a África e suas relações com o Brasil. As práticas de leitura literária, elaboradas em torno do conto "A saia almarrotada", de Mia Couto e do conto "Faustino", de José Luandino Vieira, foram desenvolvidas em uma proposta de pesquisa/intervenção com vistas à formação de leitores críticos através de sequências didáticas com contos africanos e afro-brasileiros, a qual está sendo desenvolvida em uma turma de nono ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Fortaleza -Ce. As atividades de leitura literária são desenvolvidas de acordo com a metodologia da sequência básica do letramento literário de Cosson (2016). Outros autores, como Amâncio (2008) e Munanga (2005) embasam a discussão. Esperamos com essas práticas proporcionar exercícios de leitura que proporcionem uma abordagem mais crítica do mundo e favorecer a discussão sobre temas como racismo, desigualdades e diversidade cultural, contribuindo assim, para a desconstrução de preconceitos e estereótipos ligados ao homem negro e sua cultura.

 

Palavras-chave: Leitura literária. Letramento literário. Literatura africana.