Considerando o cenário atual em que os níveis de leitura e interpretação textual dos alunos de Ensino Médio das escolas públicas é tido como insatisfatório, a crescente popularização das webcomics (Histórias em Quadrinhos veiculados em suportes virtuais) e da Poesia Contemporânea, propõe-se com esse trabalho, aliar essas novas manifestações à realidade de alunos do ensino médio por meio da utilização do método semiológico para o ensino de literatura. Essa aproximação com o real se dará por meio de temas, que poderão se relacionar ao cotidiano dos alunos, de modo que os textos apresentados a eles despertem o interesse por textos literários. Trabalhando apenas com autoras, por considerar representativo diante da dominação masculina de ambos os mercados, seja editorial ou de produção de conteúdo digital, o trabalho propõe, também, levantar discussão quanto à relevância dessas novas formas de produzir textos e as possibilidades de inserção dos mesmos no contexto de sala de aula. As autoras de webcomics escolhidas foram Raquel Segal, do projeto Aquele Eita, e Bianca Reis, criadora da personagem Anna Bolenna. A poetisa escolhida foi Rupi Kaur, do livro Outros jeitos de usar a boca. A pesquisa é de cunho bibliográfico e parte, principalmente, da leitura e análise dos poemas contemporâneos e webcomics selecionados, com o auxílio de textos de alguns pesquisadores como: Dalcastagnè (2002), Bordini e Aguiar (1988) e Kleiman (2000) que discorrem sobre o assunto.