CÍRCULOS DE LEITURA: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO GÊNERO NARRATIVO CONTO.

THAIS ANDRADE SILVA

Co-autores: ANA CAROLINE CHAVES DAMASCENO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

RESUMO: O presente estudo expõe a organização do subprojeto Círculos de Leitura, do Programa de Extensão Viva a Palavra, vinculado a um outro subprojeto do Programa, o Cursinho Popular. Os encontros dos Círculos acontecem semanalmente na Associação de Moradores do bairro Serrinha (AMORBASE). O espaço de aprendizagem configura-se no formato de círculo, o qual os alunos formam grupos para desenvolverem as discussões. Essa formação ocorre de acordo com a chegada dos alunos, no qual advém uma rotatividade. Os encontros são ministrados em forma de aula na proposta de aprendizagem cooperativa, a fim de compor a parte da compreensão e interpretação de texto para os alunos do cursinho, tendo como propósito a preparação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dentro dessa perspectiva, foi orientado para os alunos que respondessem um questionário para que indicassem suas leituras, como orienta Rildo Cosson em seu livro Círculos de Leitura e Letramento literário (2014). A partir de então, e para fins de análise nesse trabalho, o gênero narrativo estudado foi o conto. A partir da compreensão dos alunos, e das observações feitas pelas mediadoras, como explicação do gênero narrativo conto, obtivemos como resultado o desenvolvimento da autonomia dos mesmos a partir das suas contribuições para discutirem em conjunto, dentro de seus grupos, suas interpretações, cruzando saberes a partir de "inferências necessárias para relacionar diferentes partes discretas do texto num todo coerente " (KLEIMAN, 1989, p. 25).