Por entendê-los como artefatos da cultura histórica (FRONZA, 2012; RÜSEN, 2016), o presente artigo discute a utilização das Histórias em Quadrinhos nos livros didáticos de História da coleção História - passado e presente (2017), de Gislane Azevedo e Reinaldo Seriacopi, da Editora Ática, observando a presença e a interação das HQs com a temática histórica, ou ainda, se há ausência dessa interação com o conteúdo proposto pela coleção. Para a presente pesquisa, apresentaremos algumas considerações sobre o livro didático dissertadas por Circe Bittencourt (2008), Selva Guimarães (2012); Kazumi Munakata (2012), Maria Auxiliadora Schmidt & Marlene Cainelli (2004), bem como, um breve comentário sobre o PNLD 2018. Para quantificar esse recurso didático e analisar qual a sua função na coleção História - passado e presente (2017), os dados coletados nos Livros Didáticos foram conduzidos a partir do diálogo com autores como Vergueiro (2009, 2013), Ramos (2016), Sobanski (2009), Eisner (2010; 2013), McCloud (2005; 2006). Compreendo que essas duas ferramentas se enquadram no conceito de cultura de massa elaborado por Umberto Eco (2008), e assim, são produtos de mercado para uma sociedade de massa. A inserção das HQs nos livros didáticos constitui um recurso que oportuniza o aprendizado e desenvolvimento de habilidades de síntese, análise e criticidade, como também, consumo.