Este trabalho propõe um modelo de sequência didática de leitura (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), objetivando potencializar a compreensão e a interpretação de textos a partir de uma concepção interdisciplinar de leitura no âmbito escolar (ROCHA, 2007). Nessa perspectiva, o modelo de sequência explora em três momentos: pré-leitura (em que se ativam os conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema e dos aspectos linguísticos a serem explorados), leitura (em que se efetiva a compreensão leitora) (KOCH; ELIAS, 2015) e pós-leitura (em que se encaminha para uma interpretação, retomando os dois momentos anteriores). Nestes momentos, são trabalhadas três dimensões do texto, a saber: a) aspectos do léxico que compõe um texto literário e podem servir de chave para a compreensão (ANTUNES, 2012); b) aspectos históricos tematizados no poema ou ligados ao seu contexto de produção (o que possibilita um trabalho interdisciplinar com a área de História); c) aspectos ligados a elementos pragmáticos da textualidade (ANTUNES, 2010), tais como intencionalidade e/ou situacionalidade (o que permite ampliar os dados da leitura, permitindo a construção de indagações acerca da relevância comunicativa do texto). A proposta deve ser dinamizada a partir da exploração de palavras (itens lexicais), imagens (fotografias e desenhos), texto e outros recursos passíveis de colaborar para a sua natureza interdisciplinar, constituindo-se também como uma experiência de aula multimodal (RIBEIRO, 2016), pela presença das diferentes semioses que compõe a sequência, fazendo com que as práticas de leitura e interpretação de textos ganhem um alcance diferente em relação a práticas usuais (e tradicionais) de leitura ainda presentes nas instituições de ensino.