O presente trabalho visa abordar as diversas experiências obtidas pela bolsa de monitoria da disciplina de Metodologia da Pesquisa Histórica I, como também, apontar em quais aspectos da pesquisa monográfica, foi percebido maior dificuldade no aprendizado dos estudantes. A disciplina tem por intuito, discutir as especificidades da pesquisa histórica, salientando o papel da pesquisa para a formação do historiador e a função social do conhecimento histórico. Tendo como referência os textos e debates mediados pela professora/orientadora da disciplina, o aluno reflete sobre a construção de um objeto de pesquisa em História e alguns procedimentos de investigação, culminando na elaboração de um Pré -Projeto. A bolsa de monitoria tem por objetivo, auxiliar os alunos da disciplina, no esclarecimento de dúvidas sobre a leitura dos textos debatidos em sala de aula, como também, na realização do projeto monográfico. O projeto de pesquisa é estruturado da seguinte maneira: Introdução; Problemática; Justificativa; Objetivos; Revisão bibliográfica; Fontes, Metodologia e Bibliografia. No final da disciplina, a partir das aulas, de grupos de estudos e das conversas realizadas com alguns alunos, foi realizada uma consulta aos discentes, com o intuito de perceber em qual(is) aspecto(s) houve maior dificuldade de aprendizado, objetivando sanar as principais dúvidas e reavaliar as abordagens para a próxima turma de Metodologia da Pesquisa Histórica I, do semestre seguinte. Após este exercício de autoavaliação constatou-se a satisfatoriedade do trabalho que estava sendo desenvolvido.