O presente trabalho é resultado das discussões teóricas e práticas que ocorreram em escolas públicas de ensino fundamental na cidade de Limoeiro do Norte - CE. Nosso objetivo inicial era discutir e construir metodologias de ensino que utilizassem filmes nacionais como recurso didático para auxiliar na compreensão do conteúdo ao mesmo tempo em que servisse como fonte para as discussões referentes à disciplina de História. Nas primeiras atividades desenvolvidas, foram trabalhados alguns conceitos relacionados à História e a Historiografia, tais como memória, tempo e narrativa a partir do filme "Narradores de Jáve" (2005), o qual nos serviu como "exemplo" para uma produção, precedida por minicursos aonde discutíamos os conceitos relacionando com o cotidiano dos/as alunos/as e oficinas técnicas de produção de roteiro e produção de vídeos (gravação e fotografia), de um vídeo/documentário com os/as aluno/as da escola a respeito do bairro em que a mesma se situa, o qual se encontra disponível na internet para visualização. Com o andar das discussões, percebemos que o cinema e a produção de filmes/vídeos não eram as únicas fontes muito ricas a serem exploradas, mas também algumas outras linguagens as quais tínhamos acesso e que eram viáveis para o contexto da sala de aula. Tendo isso em mente, aplicamos nas turmas de 6° e 9° ano da escola José Hamilton de Oliveira, na qual desenvolvemos o projeto desde o ano de 2016, atividades que utilizavam não só de filmes (curtas-metragens), como também de outras linguagens, tais como o fanzine e a história em quadrinhos.