Considerando a música como um produto cultural que perpassa toda a existência humana, é perceptível que as narrativas cantadas retratam diversas questões sociais que permeiam o homem, inclusive representações de gênero, que são muito frequentes na sociedade. Nesse sentido, tomando a escola como um ambiente que proporciona a formação de sujeitos, pretendemos analisar a representação da mulher em canções de Chico Buarque que foram compostas durante o Regime Militar Brasileiro, emergindo a relevância da discussão sobre a representação feminina no contexto escolar, especificamente nas aulas de Língua Portuguesa e História, por meio de uma abordagem discursiva das canções. Compreendendo que o discurso é um potencial reprodutor de relações de gênero, adotamos a vertente da Análise do Discurso de linha francesa de Maingueneau (2008), sobre o primado do interdiscurso e a categoria discursiva de ethos. Apoiamo-nos também nas reflexões de Louro (1997), sobre relações de gênero, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - Temas Transversais (1998), sobre a discussão de temáticas sociais, ambos direcionados ao contexto escolar. Assim, traçamos análises aflorando os conceitos de Maingueneau em algumas músicas de Chico Buarque que desenvolvem questões de gênero, intencionando discutir a representatividade e a desigualdade de gênero e, em segundo plano, demonstrar que o trabalho com canções pode desvelar inúmeras questões de gênero que podem ser abordadas em sala de aula. Foi possível observar que, nas canções analisadas, ao passo em que a mulher assume um ethos submisso ao narrar sua relação com seu companheiro, seu discurso é atravessado por um discurso machista, característico da sociedade patriarcal da época. Nesse sentido, é essencial realçar que esse trabalho com canções em sala de aula, de forma aliada aos objetivos da disciplina, é duplamente relevante: proporciona discussões acerca das relações de gênero na escola e contribui para a formação intelectual e crítica do aluno.