A presente pesquisa faz parte do projeto "Alegoria do Patrimônio: Natureza, técnica e imagens cruzadas do sertão central cearense" (NATIMA). As atividades realizadas por esse projeto se dividiram em dois blocos: 1- pesquisa sobre a História e o Patrimônio Cultural do sertão-central do Ceará; 2- intervenções nas escolas públicas por meio de oficinas sobre a pesquisa realizada. Este trabalho, busca-se analisar as representações sobre o patrimônio arquitetônico de Quixadá, relacionando-o as intervenções feitas em seu espaço para a construção de estabelecimento de ensino entre 1900 e 1964. Verificando por meio das fotografias as construções desses prédios, suas relações políticas e econômicas para edificação da imagem de Quixadá como um espaço importante para a educação no sertão-central cearense. Entendemos tanto as fotografias, como esse patrimônio "pedra e cal" enquanto documento-monumento (LE GOFF, 1990), produzidos em um tempo e espaço determinado. Como também que a fotografia é um monumento do privado (BARTHES, 1982). O foco da escolha da fotografia para a análise partiu a fim de verificar a vida comum (CERTEAU, 1993) dos habitantes daquele espaço urbano; buscamos, assim, as fotos que representassem o cotidiano da cidade e o seu patrimônio material, especificamente o vinculado aos seus monumentos religiosos. Enfim, tais elementos contidos na fotografia foram construídos para exaltar algumas particularidades usadas na construção da identidade local.