O NTPPS E O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO CEARÁ

FRANCISCO COSME ALVES

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir a pesquisa na educação básica e como o NTPPS - Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais, proposta desenvolvida pela SEDUC-Ce em 2012, influenciou no desenvolvimento de atividades que visam trabalhar metodologias fundamentais para a prática científica. Desde muito tempo a pesquisa é abordada nas salas de aulas com objetivos quase irrelevantes no que concerne à natureza da pesquisa. Geralmente usava-se com o propósito de atividades de casa e com fontes nas quais os alunos teriam fácil acesso, assim, questões como: "pesquise em jornais e revistas..." ou "procure na internet ou outras mídias..." sempre foram muito comuns. Com o advento das novas tecnologias e a necessidade de se incrementar mais da pesquisa, as escolas de ensino médio estão abordando a pesquisa de maneira a aproximar-se da pesquisa utilizada nas universidades. Uma dessas propostas será trabalhada na proposta apresentada neste projeto, o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais - NTPPS, adotado pela Secretaria de Educação do Ceará e sendo uma das principais responsáveis por levar a pesquisa para o ensino médio no estado. Diante disso, quais as contribuições do NTPPS para o desenvolvimento da Pesquisa na Educação básica do Ceará? O trabalho discute esse questionamento de forma a mostrar a atuação da proposta e como ela implica na mudança da forma de pesquisa das escolas. Para isso foi realizado um levantamento bibliográfico de autores da área, bem como de material midiático e documentação oficial da própria SEDUC e outros órgãos. Espera-se dar uma contribuição para o debate da pesquisa na educação básica, tendo em vista a realidade da educação pública no estado.