O SILÊNCIO DOS ALUNOS NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

JOSIMAR SOARES DA SILVA

Co-autores:
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Ao falarmos em leitura, nos veem a mente aquela atividade desenvolvida por aqueles que desfrutam de prazer, em que o leitor indaga, reflete e (re) constrói suas hipóteses a serem acordadas ou refutadas. Nas salas de aulas de língua portuguesa nas aulas de leitura e produção textual no Ensino Fundamental II (7º Ano), isso não se efetiva e a cada dia os alunos se distanciam da leitura. Um dos aspectos a ser comumente observado é o - silêncio - que se faz presente em distintos momentos interacionais. De acordo com minha experiência, o silêncio toma conta da sala quando perguntamos algo sobre o que leram e a mensagem do texto na maioria das vezes não é compreendida e os alunos acusam isso através do silêncio em sala de aula.  Inserido nos estudos da interação, nosso trabalho se fundamenta nas teorias da Análise da Conversação de (KERBRAT-ORECCHIONI, 2006); (MARCUSCHI, 1991); a Pragmática de (ARMENGAUD, 2007); a Interação existente entre os elementos verbais e não verbais de (ACIOLI, 2007); a Interação (KOCH, 2006); (LENVINSON 2007), dentre outros. É objetivo deste trabalho, portanto, discutir como se configura a interação professor-aluno na aula de língua portuguesa e como o silêncio repercute na construção de sentidos em sala de aula. Logo, nossa reflexão inicial, nos mostra que estudos anteriores envolvendo elementos verbais e não verbais e no presente artigo, os elementos não verbais servem como pistas para contextualização para compreendermos os objetivos pedagógicos e comunicativos do professor, e das atitudes de aprendizagem dos alunos.