BREVE ANÁLISE DOS RECURSOS DIGITAIS NO LIVRO PORTUGUÊS LINGUAGEM EM CONEXÃO

ELIANE MARTINS DA SILVA

Co-autores: ELIANE MARTINS DA SILVA e REGINA CLÁUDIA PINHEIRO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

As pesquisas em Linguística Aplicada, levando em consideração o contexto brasileiro, têm se voltado também para o ensino de Língua Portuguesa. Nesse sentido, um dos temas bastante discutidos diz respeito ao letramento. Dentro do universo dessa temática, o presente estudo lida com o conceito de letramento digital, buscando responder o seguinte questionamento: de que forma os recursos digitais utilizados no livro didático digital do primeiro ano do ensino médio Português: linguagem em conexão (2013), das autoras Graças Sette, Márcia Travalha e Maria do RozárioStarling, contribuem para aprendizagem de língua portuguesa, ampliando, dessa forma, o letramento digital dos alunos?A fim de responder tal problema, lançaremos mão de estudos de especialistas como Rojo (2010), Kleiman (2014), Ribeiro (2009), que defendem a necessidade do contexto educacional preocupar-se com o letramento digital tanto dos professores quanto dos alunos. Dessa maneira, analisamos de que forma as propostas de leitura e compreensão de textos que envolvem os recursos digitais dispostos nolivro didático digital (LDD) contribuem para a ampliação do letramento digital dos alunos do 1° ano do Ensino Médio. Os resultados parciais dessa pesquisa indicam que tais recursos apresentam vantagens em relação à aprendizagem dos alunos, uma vez que lidam com a praticidade de resolução de exercícios, além de trabalhar com a ideia de multimodalidade, conferindo um ambiente de interatividade para o aluno. Portanto, o livro didático digital Português: linguagem em conexão é uma ferramenta que possibilita o uso das tecnologias associada a um recurso antigo, o livro didático.