A RETEXTUALIZAÇÃO NA ESCRITA ACADÊMICA: UMA PROPOSTA COM O USO DOS MEMES

CARLA JESSICA SEVERIANO LIMA GONÇALVES

Co-autores: ANA MARIA PEREIRA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Esta pesquisa discutirá como os memes convertem-se em uma ferramenta potencialmente ressignificadora para a prática de produção escrita acadêmica. O advento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) vem permitindo o surgimento de novas formas de interação entre as pessoas fazendo com que haja constante aprimoramento das ferramentas tecnológicas, criando recursos que possibilitam o acesso a um volume cada vez maior de informações em um espaço cada vez menor de tempo.  Autores como Marcuschi (2011), Bakhtin (1979), Miller (2009), auxiliar-nos-ão na perspectiva da abordagem teórica acerca dos gêneros; Araújo e Dieb (2009) Brito e Sampaio (2013) Neto (2011) sobre os gêneros oriundos das tecnologias, Dell'isola (2007) sobre retextualização; a formação de professores com Silva (2004) Ribeiro (2012), dentre outros autores.  Quanto à perspectiva de geração, coleta e análise de dados, constituir-se-á uma pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos técnicos a serem utilizados como uma pesquisa-ação. A pesquisa encontra-se em fase de desenvolvimento, daí os resultados parciais apontarem para os memes  como ferramenta digital para o ensino, uma vez que observamos que os meios tecnológicos têm potencialidades para o processo comunicacional e que, de certa maneira, permitem desenvolver várias habilidades, incluindo aquelas de cunho pedagógico.