A LITERATURA DE CORDEL E SUA INSERÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

FRANCISCA RAYANE FERNANDES DA SILVA

Co-autores: STÂNIA NÁGILA VASCONCELOS CARNEIRO e MARIA VALDÊNIA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A Literatura de Cordel é uma poesia popular, e um importantíssimo produto estético, histórico, cultural e sócio educativo. Trataremos nessa comunicação sobre o Folheto de cordel e sua aplicação no processo de ensino - aprendizagem  de língua portuguesa. Objetivamos com esse estudo, investigar a inserção e conhecer o trabalho com o Cordel/Folheto na Escola de Ensino Fundamental Deputado Flávio Portela Marcílio em turmas de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. Para fins metodológicos, utilizaremos revisão bibliográfica acerca de livros, artigos, teses e dissertações, dialogamos com Hélder Pinheiro(2012), Irandé Antunes(2003), Josivaldo Custódio(2007), Arievaldo Viana(2010) e  Joseph Luyten (1992) . Aplicaremos ainda,  pesquisa de campo com alunos e professores da referida escola, através da resolução de questionários visando conhecer a inserção e o trabalho com essa poesia popular nas aulas.