O ENSINO DE HISTÓRIA: IDENTIDADES, SABERES E DISPUTAS NA CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

MYCAELY DA SILVA CRUZ

Co-autores: MYCAELY DA SILVA CRUZ e FRANCISCO EGBERTO DE MELO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Neste trabalho procuramos fazer algumas reflexões sobre o Currículo como um campo em disputa e como um produto cultural. Para tanto, analisamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que vem sendo elaborado pelo Ministério da Educação com o objetivo de se tornar referência Nacional para a Educação Básica, ser a "Base" para elaboração dos currículos escolares definidos pelas Secretarias de Educação Estaduais e Municipais de todo País, e para a construção dos Projeto Político Pedagógico das escolas. Segundo o documento,  a BNCC, é fundamentada em princípios éticos, políticos e estéticos e tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino. Este estudo procura compreender como este novo currículo poderá influenciar na construção da identidade e dos saberes curriculares e pessoais dos alunos da rede de Educação Básica brasileira a partir das propostas para o ensino de história.