ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A ABORDAGEM DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA E DO TEMA DO RACISMO
O presente trabalho objetiva apresentar estratégias para formação de leitores, seguindo as orientações de SANTOS, RICHE e TEIXEIRA (2013), conforme as seguintes etapas: a pré-leitura, quando se ativam os conhecimentos prévios e se levantam hipóteses; a leitura, quando se trabalha os aspectos textuais e linguísticos, produzindo inferências; e a pós-leitura quando se relaciona o texto a outros textos e a aspectos contextuais. O gênero textual é uma notícia que trata de piadas racistas sofridas por um atleta brasileiro. Um dos objetivos desse trabalho com leitura é ressaltar como esse tipo de piada legitima o discurso racista em circulação na sociedade. A leitura, nesse sentido, será usada para descontruir discursos racistas, presentes nas piadas e em um vídeo, que serão apresentadas na pré-leitura. Na pós-leitura, estende-se a leitura à produção textual com a criação de cartazes para combater o racismo.