Tomando como referencial teórico a Análise Dialógica do Discurso, este trabalho objetiva fazer uma leitura verbo-visual sobre a produção dos sentidos dos signos ideológicos "Nordeste" e "popular", a partir da análise dos fascículos dos artistas Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e João do Vale, publicados na coleção Nova História da Música Popular, nos anos de 1977 e 1979. Cada número da série era composto por um fascículo com textos críticos e biográficos sobre o artista abordado, ilustrações e farto material fotográfico, além de um disco de 10 polegadas com uma seleção de 8 músicas. Nossa análise tem como foco o material verbo-visual, ou seja, os textos verbais atrelados aos elementos visuais, que, articulados e produzidos a partir de determinados contextos sócio-histórico-ideológicos, constroem sentidos para os signos "Nordeste" e "popular". Assim, ressaltamos o papel das narrativas dos mediadores culturais no processo de legitimação das expressões artísticas que poderiam ser designadas a partir do signo "Música Popular Brasileira".