O ENSINO DE HISTÓRIA E AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR QUIXADAENSE

VALÉRIA SOARES DE OLIVEIRA

Co-autores: ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa que tem por objetivo refletir sobre o papel da instituição escola no processo de exequibilidade de uma educação cidadã, pautada nos princípios de solidariedade e equidade entre os diferentes sujeitos que compõem a sociedade brasileira, incentivada por políticas públicas nacionais de combate ao racismo, tendo por base a Lei no. 10.639/2003 e as Diretrizes Nacionais para Educação das Relações Étnico Raciais/2004. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo em três escolas públicas da cidade de Quixadá/CE, e, na ocasião, através de entrevistas semiestruturadas demos voz a docentes e discentes que vivenciam essa problemática no âmbito escolar. Dialogamos com autores que trabalham o ensino de história, a didática do ensino e as relações etnicorraciais, especialmente, Nadai (1992), Libâneo (2005), Bitencourt (1992), Fonseca (2003) e Munanga (2005). Adentrar no espaço da escola é uma das melhoras formas de trazer para o debate acadêmico alguns aspectos da educação formal em movimento, como as relações etnicorraciais.