ESTUDO E CRIAÇÃO DE UM BANCO DE ATIVIDADES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL PARA DISPONIBILIZAÇÃO NA E. E. M. LAURO REBOUÇAS DE OLIVEIRA EM LIMOEIRO DO NORTE-CEARÁ

SILANE CAMINHA DE OLIVEIRA

Co-autores: GESIEL SOARES CAVALCANTE, LUIZ HENRIQUE RODRIGUES E SILVA, MACILENE AMORIM DA SILVA e PAULO ROBERTO REGES NETO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O trabalho tem como objetivo criar um banco de atividades de letramento digital para o ensino de Língua Portuguesa que proporcione aos alunos do Ensino Médio da E.E.M. Lauro Rebouças de Oliveira em Limoeiro do Norte-Ceará, possibilidades de discussão, prática e reflexão sobre a leitura, a escrita e a análise linguística de textos que circulam em nossa sociedade no meio digital, sobretudo naqueles que fazem uso dos recursos para escrita dos suportes textuais móveis. Diante do avanço das novas tecnologias digitais, é imprescindível a utilização destas em sala de aula, já que fazem parte do cotidiano dos alunos em sua vida social. Dessa forma, nossa proposta é produzir um material que possibilite ao professor um trabalho diferenciado, buscando facilitar o ensino de gêneros textuais em sala de aula por meio de plataformas digitais. Para isso, utilizaremos ferramentas gratuitas como Power Point e Prezi, explorando os recursos de que dispõem para a criação de jogos digitais. Uma das propostas é a concepção de um jogo da memória no qual trabalhamos com o gênero charge, com o propósito de incentivar a interpretação mais interativa e dinâmica com o texto. Constatamos que a aprendizagem dos alunos pode ser aperfeiçoada de maneira a aliar o conhecimento escolar através da leitura, escrita e análise linguística contidos nessas novas tecnologias digitais, doravante TICs.