Este artigo tem como objetivo central fazer uma análise do discurso acerca da Abolição da Escravidão no Ceará em livros didáticos. Para tanto, utilizo duas obras didáticas de História do Ceará: Ceará História: Para a construção da cidadania, datada de 2001, autoria de Marlene Corrêa, e a segunda intitulada Ceará, datada de 2008, autoria de Renata Paiva, salientando que para analisar esse discurso como um todo, necessitaria de um trabalho mais amplo, com uma maior sistematização de dados. Porém, a análise preliminar que segue, apresenta de que forma a campanha abolicionista no Ceará é tratada pela literatura didática; dialogando com estudos voltados para os livros didáticos como elemento difusor de memória social, bem como estudos acerca da história dos negros e do processo abolicionista no Ceará, entendendo esse marco como elemento fundamental da nossa história local, que possibilita compreender as relações étnico raciais no Ceará, a partir do mito da invisibilidade negra no solo cearense. Sendo assim, cabe a análise desse fato a partir da literatura escolar, uma vez que esta literatura poderia ser de alguma medida responsável pela disseminação de conhecimento capaz de possibilitar um reconhecimento identitário.