A microbiologia estuda todos os seres microscópicos e suas relações com a saúde, meio ambiente, indústria e biotecnologia. Uma sólida formação em microbiologia é fundamental principalmente em função da necessidade de contextualização das temáticas diretamente associadas a vida cotidiana. O uso de metodologias ativas pode ser um importante método para a aprendizagem dessa disciplina, já que são capazes de envolver o aluno enquanto protagonistas de sua aprendizagem. Uma dessas metodologias é o PBL- Problem Based Learning, (ou ABP- Aprendizagem Baseada em Problemas). O presente trabalho objetiva apresentar a visão dos estudantes do quinto semestre do curso de ciências biológica da Faculdade de Educação de Crateús-FAEC, a respeito da aplicação dessa metodologia nas aulas de microbiologia, Para isso foi elaborado um questionário pela plataforma-google forms (Google formulários) e direcionado o link por intermédio de aplicativo de mensagens e e-mail. Os relatos dos estudantes demostraram que estes não conheciam a metodologia, e todos apontaram que sua utilização foi muito importe para a contextualização do conteúdo teórico abordado, além de tê-los ajudado na compreensão da aplicabilidade da disciplina com os estudos de caso apresentado, como também os ajudado na resolução de problemas e no desenvolvimento de respostas críticas. Pelo apresentado, pode-se perceber que o uso da metodologia influenciou positivamente na aprendizagem do que foi ensinado, sobretudo por dar significado a este aprendizado. Pode-se concluir ainda que o uso da metodologia permitiu aos estudantes refletir sobre sua formação e prática docente, os instigando a desenvolver essas técnicas com seus futuros alunos os dando a oportunidade de serem autores de seus próprios saberes.
Palavras-Chave- Microbiologia. Metodologias Ativas.PBL