PIBIQUEM: O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO 3° ANO DA E.E.F.M. LOURENÇO FILHO, CRATEÚS-CE – DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O ENEM.

GLAYLTON BATISTA DE ALMEIDA

Co-autores: ANA LUCIA RODRIGUES DA SILVA, LOURIVAL ROSA PEREIRA, FRANCISCO XARLES SOUSA, SÔNIA MARA OLIVEIRA NUNES, MARIA VERILENE DA COSTA ALBINO e ANTONIA NILCERLI VIEIRA CANUTO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, é um indicador que avalia o desempenho de alunos do Ensino Médio. Em 2010, esse exame tornou-se uma das principais formas de ingresso em universidades do país e até mesmo no exterior. Diversos são os sistemas informatizados gerenciados pelo Ministério da Educação (MEC) que selecionam os alunos que obtêm os melhores resultados nas provas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Atualmente percebe-se que esse exame aborda questões mais contextualizadas, cobrando do aluno um maior nível de raciocínio e conhecimento, dificultando muitas vezes a sua interpretação. Partindo desse pressuposto, foi criado o PIBIQUEM (Pibidianos na Química do ENEM), uma ação do Subprojeto PIBID/QUÍMICA/FAEC que tem como objetivo possibilitar aos estudantes das turmas do 3º do Ensino Médio sanarem dúvidas referentes aos conteúdos desta disciplina e que possivelmente serão cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio. Na E.E.F.M. Lourenço Filho, o PIBIQUEM funciona em aulas semanais, em que os bolsistas de Iniciação à Docência (ID), divididos em duplas, trabalham temas específicos sobre os conteúdos abordados ao longo do Ensino Médio com aulas preparadas abordando questões de edições anteriores do ENEM. Além disso, são trabalhados exemplos práticos, sempre dando alusão ao cotidiano do aluno, assim como ocorre, comumente nas questões do exame. Portanto, várias competências podem ser desenvolvidas nos alunos a partir desta ação como, por exemplo, a capacidade de solucionar questões complexas com abordagens cotidianas que possam ser cobradas não só no ENEM, mas também em outras provas que tenham caráter de seleção para o Nível Superior. Com a discussão das questões nesta ação, os bolsistas ID conseguem dialogar de forma a contribuir de maneira significativa para a aprendizagem dos discentes, bem como fortalecem sua formação enquanto futuros docentes.