A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS CIÊNCIAS NAS PRATICAS COTIDIANAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO

ANTONIA NILCERLI VIEIRA CANUTO

Co-autores: ANTONIA NILCERLI VIEIRA CANUTO, ANA LÚCIA RODRIGUES SILVA, LOURIVAL ROSA PEREIRA, SÔNIA MARA OLIVEIRA NUNES, THALES LACERDA TORRES , FRANCISCO XARLES SOUSA, ANA ITAINARIA RODRIGUES GOMES , ANA THAIRLA DO NASCIMENTO ALVES e AURELIA ROQUE DIAS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O estudo das ciências não é muito fácil para alunos do ensino fundamental, especialmente pelo fato de ser algo um tanto abstrato. Como fazer os alunos imaginar um átomo ou faze lós imaginar todas as suas propriedades sem ao menos verem na prática? O estudo da teoria é muito importante, mas a pratica é fundamental. Os estudantes imaginam a Ciências, especialmente a Química, o conteúdo estudado por eles, como algo que vai dificultar suas vidas, mas na verdade quando bem explorada ela proporciona qualidade de vida, e para os estudantes algo fascinante de cores e teorias incríveis.Com o projeto criado pelos estagiários na disciplina de estágio, a ideia é levar a pratica de laboratório aos alunos do 9° ano do ensino fundamental, utilizando materiais alternativos para explicar na prática o que ele veem na teoria. O projeto foi realizado em sala de aula, antes de se fazer os experimentos era explicado o conteúdo, ligações Químicas, por exemplo, depois era feito as experiências relacionadas ao assunto estudado, então os alunos eram induzidos a criar uma hipótese do que poderia ter acontecido, sempre baseado no conteúdo e nas explicações, depois que todas as hipóteses eram criadas pelos estudantes e discutidas em sala de aula, então era explicado de fato o que havia acontecido. Os alunos ficaram encantados com todas as experiências, todo o objetivo foi alcançado. Para o projeto das experiências ser levado para mais pessoas foi realizado uma feira de ciências e cultural, onde os estagiários foram convidados à ajudar os alunos orientando-os à fazer experiências e explica tudo o que acontece nas reações, e apresentar ao público que visitaram a feira, reproduzindo com eles o mesmo que foi feito em sala de aula, assim enriquecendo o trabalho da escola e levando o conhecimento das ciências para mais pessoas.