A escassez de água tem sido uma realidade no município de Crateús-CE nos últimos meses causando grandes prejuízos, pois todas as formas de vida necessitam deste recurso natural para a sua sobrevivência. O aquecimento global, a ação humana e outros fatores que influenciam na quantidade e qualidade da água são os temas atuais discutidos. Dentro deste contexto, foi desenvolvido pelo Subprojeto PIBID/QUÍMICA/FAEC junto à E.E.F.M. Lourenço Filho, uma mostra científica cujo tema central foi "Olhar Científico: A Água em Foco" no qual foram abordadas questões relacionadas à água e cujos subtemas foram: histórico das secas e reaproveitamento da água e sua importância. Os trabalhos foram produzidos e apresentados na escola pelos alunos das 05 (cinco) turmas do 1º ano, das 04 (quatro) turmas do 2º e das 03 (três) turmas do 3º ano do Ensino Médio, em parceria com os bolsistas de Iniciação à docência (ID) sob a supervisão do professor da escola parceira e da coordenadora de área do referido Subprojeto. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância do evento tanto para os alunos da escola quanto para os bolsistas ID que executaram o projeto. A metodologia se deu por meio da aplicação de um questionário contendo 08 questões objetivas abordando vários aspectos do evento aos 10 (dez) bolsistas ID participantes, bem como a 01 (um) aluno representante de cada turma totalizando 12 estudantes do Ensino Médio. A partir da análise das respostas dos alunos da escola, observou-se que a grande maioria percebeu uma maior aproximação entre universidade e escola, um maior nível em sua aprendizagem, bem como ressaltaram que a mostra em sua vida escolar foi de extrema importância. Do total de participantes, todos foram unânimes em observar a importância do tema central do evento, a água. Para a maioria dos bolsistas ID, a ação influenciou de forma positiva sua formação acadêmica, bem como o tema escolhido facilitou o desenvolvimento do potencial cognitivo e lúdico. Portanto, a partir da análise dos resultados pode-se perceber que a mostra científica proporcionou socialização de experiências, parceria com os discentes, conscientização de alunos e comunidade sobre a escassez de água e sua importância, bem como incentivo à pesquisa para todos os participantes do evento.