A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA FAEC

ANA THAIRLA DO NASCIMENTO ALVES

Co-autores: JOSÉ OSSIAN GADELHA DE LIMA e MARIA LUIZA CAMELO XAVIER
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Lançado em 2007, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte das inúmeras ações referentes às políticas públicas voltadas para melhoria do Ensino Básico brasileiro. Seu gerenciamento é responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério da Educação (MEC). Perto de completar nove anos de existência, o programa está no seu sexto edital, com participação de mais de 310 instituições de ensino superior e concessão de mais de 90.000 bolsas aos participantes. O PIBID só foi implantado na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2011, mas somente em 2012 o Curso de Química começou a participar por meio de subprojetos. Com vistas nessas ponderações, foi traçado o objetivo desta pesquisa: verificar qual a visão dos alunos pibidianos do Curso de Licenciatura em Química da FAEC sobre o programa PIBID, considerando suas atividades como eixo norteador capaz de incentivar a formação de professores para o ensino básico e de valorizar a carreira do magistério. Já em andamento, a pesquisa se apresenta sob uma abordagem qualitativa, sem, no entanto, ser desprezado o seu caráter quantitativo. Para coleta de dados, estão sendo aplicados questionários a todos os alunos do Curso de Química da FAEC que são bolsistas do PIBID. Em seguida, será elaborado o relatório final a partir de análises e discussões desses dados, realizadas à luz de referencial teórico constituído de trabalhos de vários pesquisadores. Atualmente, encontram-se em desenvolvimento as etapas de leitura e estudo desses trabalhos e de aplicação dos questionários. Resultados preliminares, obtidos das análises das respostas às questões colocadas aos entrevistados, demonstram que esses alunos aprovam a iniciativa do projeto e percebem que as ações, propostas pelo PIBID, têm contribuído de modo significativo para a sua formação. Ainda, segundo a opinião desses estudantes, o programa os estimula a tornarem-se professores e proporciona um conhecimento melhor da realidade docente antes de ingressar na profissão, além de mostrar a necessidade de serem efetuadas inovações e renovações nas práticas pedagógicas do professor de Química. Essas observações demonstram que o PIBID está conseguindo atingir seus objetivos, contribuindo para o fortalecimento, valorização e revitalização dos profissionais do magistério.