ANÁLISE DA AÇÃO ESTUDO DE ARTIGOS RELACIONADOS À EDUCAÇÃO E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS BOLSISTAS ID

ANA THAIRLA DO NASCIMENTO ALVES

Co-autores: LOURIVAL ROSA PEREIRA, DANIELE FLORÊNCIO DE SOUSA, ELISA MARIA DO NASCIMENTO, CARLOS HENRIQUE DA CONCEIÇÃO ARAÚJO, NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS MARTINS e MARIA LUIZA CAMELO XAVIER
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

A formação de profissionais da Educação é um longo processo que vai além dos cursos de Licenciatura oferecidos por uma instituição de nível superior. Mesmo no exercício do magistério, a maioria dos professores continua se aperfeiçoando no dia a dia com os educandos, além da busca constante de novos conhecimentos e metodologias no intuito de aprimorar o processo de ensino aprendizagem. A ação é desenvolvida pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID), supervisores e coordenadora de área do Subprojeto do PIBID do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). A cada semana um artigo relacionado à formação docente é apresentado por uma dupla de bolsistas (ID) e socializado com os demais integrantes do Subprojeto do PIBID/QUÍMICA/FAEC. Durante os estudos de artigos são realizadas discussões e reflexão crítica de assuntos relacionados à Educação, possibilitando o compartilhamento de ideias e opiniões sobre o tema, bem como de todo o processo educacional. Os artigos discutidos até então trataram de assuntos referentes ao cotidiano escolar, contextualização no Ensino de Química, aprendizagem cooperativa, a Educação em outros países, notas sobre um sistema educacional de alto desempenho, percepção do professor acerca do uso das mídias e da tecnologia na prática pedagógica, dentre outros. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho é analisar quais as contribuições da ação desenvolvida para a formação docente dos bolsistas ID. A metodologia deste trabalho ocorreu por meio da aplicação de um questionário contendo 05 (cinco) perguntas para os bolsistas ID questionando vários aspectos da ação. De acordo com a análise das respostas, a ação tem obtido aprovação da maioria dos participantes, considerando que as discussões contribuem para sua formação, que os temas discutidos trazem benefícios para o seu conhecimento cientifico e que esses estudos favorecem o seu desenvolvimento profissional e cognitivo. Portanto, observa-se que esta ação é de extrema importância, pois muitas vezes os temas de artigos apresentam novas metodologias de ensino que nos norteiam no futuro exercício do magistério.