Muitos trabalhos da literatura, e até mesmo observações realizadas a partir de nossa própria experiência enquanto aluna do Programa PIBID, têm evidenciado as dificuldades que os alunos do Ensino Médio apresentam no processo de aprendizagem dos conteúdos relacionados à disciplina de Química. Além disso, muitos depoimentos pessoais têm nos revelado uma grande insatisfação e aversão desses alunos aos saberes estudados nessa ciência, pois consideram seus conteúdos difíceis de serem compreendidos e, como resultado disso, suas avaliações escolares na disciplina de Química apresentam índices, quase sempre, com valores abaixo da média. Diante da constatação desta realidade, começamos a nos indagar sobre os possíveis fatores que estariam sendo responsáveis por este cenário. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar os fatores responsáveis pelas dificuldades dos alunos do Ensino Médio em compreender os conteúdos dessa disciplina. Neste sentido, buscar-se-á identificar quais aspectos, interpostos durante o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, estão sendo responsáveis por fomentar o desinteresse dos alunos pelo estudo dos conteúdos químicos. Para o desenvolvimento metodológico desta pesquisa estão previstas algumas etapas. A primeira, que já se encontra em andamento, consiste na leitura de artigos e livros já publicados por pesquisadores na área educacional, os quais auxiliarão na construção da fundamentação teórica de nosso trabalho. Para coleta de dados, está prevista a aplicação de questionários, elaborados com questões objetivas e subjetivas, que serão respondidos por alunos e professores de algumas escolas estaduais de Ensino Médio do município de Crateús-CE. Esperamos, a partir desse trabalho, poder contribuir para enriquecer as discussões que ora se desenvolvem a níveis nacional, estadual e municipal sobre a melhoria da qualidade da educação brasileira. Nesta perspectiva, o intuito maior de nosso trabalho é produzir um acervo de informações a respeito do que pensam professores e estudantes do Ensino Médio sobre o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Química, pois, como principais sujeitos implicados em todo o processo de ensino e aprendizagem, esses atores têm sido muito pouco chamados a contribuir para esses debates e discussões.