Entende-se que o uso da música na educação pode favorecer a aprendizagem, bem como seu caráter lúdico pode ser motivador do processo ensino-aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivos relatar e avaliar a experiência didática realizada em sala de aula utilizando-se de metodologia diferenciada nas aulas de Química. Este estudo descreve uma atividade desenvolvida utilizando-se como alternativa a música em forma de paródia como ferramenta pedagógica para trabalhar o conteúdo de termoquímica com os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma das escolas parceiras - E.E.F.M. Lions Club - do Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Química da Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE). De acordo com a orientação da professora supervisora, as paródias foram compostas extraindo-se a melodia das músicas "Xibom bombom" do grupo "As Meninas" e "Meteoro da paixão" do cantor "Luan Santana". A justificativa para a escolha dessas músicas é dada pelo fato de serem bastante conhecidas pelos alunos. As paródias foram apresentadas em sala de aula pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID), após o estudo do conteúdo de termoquímica. Para avaliar a atividade utilizou-se um questionário contendo 07 (sete) perguntas que procurou investigar a opinião dos alunos sobre a metodologia utilizada. O instrumental foi aplicado aos 72 alunos do 2º ano do Ensino Médio da escola parceira do Subprojeto PIBID/QUÍMICA/FAEC, cuja paródia foi apresentada. Conforme dados coletados por meio do questionário, 72,23% dos alunos apresentam certa dificuldade em compreender os conteúdos da disciplina de Química, 70,83% do total respondeu que a metodologia foi inédita e apenas 6,95% não gostaram da inovação. A paródia despertou o interesse pelo conteúdo de termoquímica em 86,12% dos alunos, que destacaram a maior facilidade em compreender o conteúdo. Dos pesquisados, 90,27% afirmaram que a aula foi produtiva. Do total, 93,05% gostariam de ter mais aulas de Química com músicas, por ter sido divertida e ter facilitado a compreensão do conteúdo. Portanto, a música pode ser um elemento motivador e facilitador do processo ensino-aprendizagem nos conteúdos de Química e seu caráter lúdico proporciona um amplo envolvimento dos alunos durante a aula.