GRUPOS DE ESTUDO E A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO INDICADORES ÁCIDO-BASE NO 2º ANO DA E.E.F.M. LOURENÇO FILHO – METODOLOGIA DIFERENCIADA

MARIA VERILENE DA COSTA ALBINO

Co-autores: MARIA VERILENE DA COSTA ALBINO, ANA LÚCIA RODRIGUES DA SILVA, LOURIVAL ROSA PEREIRA, FRANCISCO XARLES SOUSA, SÔNIA MARA OLIVEIRA NUNES, GLAYLTON BATISTA DE ALMEIDA, ANTONIA NILCERLI VIEIRA CANUTO e NAUANNE RAYLLE VASCONCELOS MARTINS
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Um dos assuntos mais discutidos pelos teóricos e profissionais da Educação é o nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos cognitivos. As estatísticas apresentam dados alarmantes ao serem tabulados os resultados das avaliações externas. Diante dessa realidade, aos educadores é "cobrada" constantemente a inserção de metodologias diferenciadas em sua prática pedagógica. Desta forma, o referido trabalho tem o objetivo de relatar uma das ações desenvolvidas pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do PIBID do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE) na E.E.F.M. Lourenço Filho em Crateús-CE. A realização de grupos de estudo por meio de aulas diferenciadas é uma ação permanente do PIBID/QUIMICA/FAEC. Em algumas das edições dos grupos de estudos realizados, destaca-se uma aula experimental realizada para as turmas de 2º ano do Ensino Médio da referida escola, cujo assunto abordado envolveu os indicadores ácido-base, assunto que faz parte dos conteúdos programáticos trabalhados pelo professor. Durante a prática, os alunos observaram e analisaram as mudanças de pH em soluções distintas de variadas substâncias utilizando-se como indicador o chá de repolho roxo. Após as mudanças de cores ocorridas em cada substância, constatou-se por meio de indicadores universais e comparação com a tabela de pH, se as respectivas substâncias eram ácidas, básicas ou neutras. A execução do experimento incentivou a participação dos alunos por proporcionar uma relação entre a disciplina de Química com o cotidiano dos discentes. Após a atividade foram realizadas discussões produtivas referentes ao assunto abordado na aula prática. Vale ressaltar que este tipo de metodologia tem contribuído de forma positiva e significativa no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da referida escola.