A leitura pode ser considerada como um alicerce para a formação social dos indivíduos e uma condiçã indispensável para o exercício da cidadania, pois o ato de ler provoca o seu senso crítico e instigam habilidades como a imaginação, a criatividade, a compreensão, a interpretação de textos e principalmente a escrita, de tal forma que se torna essencial no dia a dia das pessoas. Todavia, apesar de sua relevância, muitos ainda não possuem a prática da leitura por não serem habituados e tampouco estimulados a exercê-la desde cedo. Em meio a tal situação, o Subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Química da Faculdade de Educação de Crateús da Universidade Estadual do Ceará (FAEC/UECE), desenvolve a ação continuada "O que estou lendo?" como forma de estímulo à leitura. A primeira fase da ação solicitava aos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) que fizessem uma leitura fruitiva, escolhendo um livro de sua preferência e em seguida elaborassem uma resenha sobre o que leram. Os resultados da primeira etapa foram apresentados na XIX Semana Universitária da UECE em 2014. Com o intuito de dar continuidade ao trabalho, objetiva-se neste estudo mostrar a relevância do hábito da leitura e da escrita na segunda etapa da ação como forma de contribuir para a formação docente dos bolsistas ID. O segundo momento desenvolvido durante a ação continuada "O que estou lendo?" tem sido a leitura de artigos científicos voltados para o Ensino de Química, cuja culminância ocorre a cada quinze dias em um momento de socialização com os demais bolsistas do Subprojeto caracterizado como "Roda de Leitura", ocasião em que os bolsistas fazem discussões acerca dos artigos previamente selecionados para a leitura. Após os debates, a ação prossegue propondo que cada bolsista ID escolha um dos artigos lidos e socializados e produza uma resenha. Para a realização deste trabalho, foi observada a participação ativa dos bolsistas durante a socialização, bem como analisadas e comparadas as resenhas produzidas durante este segundo momento com aquelas escritas anteriormente, enquanto realizou-se a primeira parte da ação que propunha uma leitura fruitiva. A produção desta resenha teve como intuito aprimorar a leitura, o senso crítico e a forma de comunicação através da escrita. Com base nisso, notou-se que a maioria dos bolsistas se sentiu motivada a exercer a prática da leitura. Além disso, a escrita de muitos melhorou bastante durante a execução da ação quando comparadas às resenhas produzidas na primeira etapa da ação. Concluiu-se, portanto, que esta ação gerou resultados significativos e positivos, em que muitos se sentem cada vez mais interessados e motivados a cultivar a leitura diária.