ALUNOS DAS TURMAS DE 2º ANO DA E.E.F.M. LOURENÇO FILHO, CRATEÚS-CE: IDEIAS PARA REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA

NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS MARTINS

Co-autores: NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS MARTINS, ANA LÚCIA RODRIGUES DA SILVA, LOURIVAL ROSA PEREIRA, DANIELE FLORÊNCIO DE SOUZA , CARLOS HENRIQUE DA CONCEIÇÃO ARAÚJO, ANA THAIRLA DO NASCIMENTO ALVES, ANA ITAINARIA RODRIGUES GOMES e MARIA VERILENE DA COSTA ALBINO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Diante do baixo rendimento atual apresentado nas avaliações internas e externas por parte da maioria dos estudantes, buscam-se alternativas que visem minimizar essa desagradável realidade. Muitas instituições de ensino buscam uma maior aproximação entre comunidade e escola de modo a oportunizar o acompanhamento dos pais no dia a dia do educando no ambiente escolar. A inserção do Subprojeto PIBID/QUÍMICA/FAEC na E.E.F.M. Lourenço Filho em Crateús-CE, possibilitou uma ampla participação da comunidade na escola por meio da realização de uma mostra científica intitulada "Olhar Científico: A Água em Foco", organizada e promovida pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID), juntamente com o professor supervisor e a coordenadora de área do referido Subprojeto. Na mostra foram abordados diversos temas referentes à questão da água na região Nordeste do Brasil, assunto relevante para nossa atual realidade. Desta forma, o principal objetivo da ação foi desenvolver atividades diversificadas por meio de uma mostra científica, enfatizando a importância da água para os seres vivos, bem como os cuidados para sua preservação. Todos os alunos do Ensino Médio da referida escola foram convidados a participar. A metodologia consistiu-se na divisão de temas relacionados ao reaproveitamento de água. Para as turmas de 2º ano do Ensino Médio, foram sugeridos os seguintes subtemas: "como reutilizar a água de casa" (2º ano "A"), "água e aquecimento global" (2º ano "B"), "água destinada ao consumo humano" (2º ano "C") e "sistemas de irrigação" (2º ano "D"). Desenvolveu-se atividades como maquetes, cartazes, slides e análise de águas residuais (açude da cidade e poços), tentando ilustrar e demonstrar cada tema. No dia 27 de maio de 2015 foi apresentado todo o projeto ao público convidado, alunos e população em geral. Por meio dessas atividades desenvolvidas pôde-se contextualizar a Química estudada em sala de aula, aproximando-a do cotidiano do estudante. Pôde-se também interligar as disciplinas de Química, Física e Matemática (interdisciplinaridade) de forma atrativa e dinâmica. Portanto, os alunos participantes demonstraram uma evolução em seus conhecimentos e ressaltaram que este tipo de prática pedagógica traz resultados significativos no processo ensino-aprendizagem, atribuindo sentido ao estudo da Química.