TESTE DA CHAMA VERDE: EXPERIMENTO UTILIZADO PARA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA ORGÂNICA NO 3º ANO DA E.E.F.M. LOURENÇO FILHO

CARLOS HENRIQUE DA CONCEIÇÃO ARAÚJO

Co-autores: LOURIVAL ROSA PEREIRA, NAUANNE RAYELLE VASCONCELOS MARTINS, DANIELE FLORÊNCIO DE SOUZA, ANA THAIRLA DO NASCIMENTO ALVES e ANA ITAINARIA RODRIGUES GOMES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

A utilização de aulas experimentais na fixação dos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula é o principal recurso usado pelos professores de Química. Além de ser uma forma de despertar o interesse dos alunos acerca do conteúdo estudado, tais práticas também aproximam o conteúdo da realidade do discente. Dessa forma, é importante para o docente preocupar-se com uma melhor aprendizagem do aluno sobre o conteúdo. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho consistiu em avaliar a eficácia do uso da experiência "Teste da chama verde" como forma de fixação do conteúdo de Química Orgânica relacionado aos álcoois, nas turmas de 3º ano do Ensino Médio da E.E.F.M. Lourenço Filho em Crateús-CE. Essa é uma das ações propostas pelo Subprojeto "Formação docente: repensando práticas pedagógicas no Ensino de Química por meio da pesquisa", do PIBID do curso de Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). A metodologia consistiu na identificação das causas das cores características presentes a partir da queima de três diferentes álcoois, atividade realizada pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) no próprio laboratório de Ciências da escola parceira, com a orientação do professor supervisor. Após a aula experimental foi questionado aos discentes sobre o que os mesmos observaram durante o ocorrido. Na ocasião, foi solicitada a elaboração de um relatório sobre a prática desenvolvida no laboratório como requisito para avaliação, além de uma pesquisa para aprimorar o conhecimento. Com a conclusão da atividade desenvolvida, pode-se observar que o uso de aulas experimentais, além de uma estratégia de ensino eficaz, auxilia na conexão da prática com a teoria. Vale ainda ressaltar que as aulas laboratoriais funcionam como uma forma de superar a dificuldade dos alunos em assimilar os conteúdos vistos dentro da sala de aula com o seu cotidiano. Tal metodologia desperta o interesse do educando tornando a Química uma disciplina atraente.