ATIVIDADE EXPERIEMENTAL: UM ESTUDO SOBRE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO

JANAIL RODRIGUES DA SILVA

Co-autores: ANA CLÁUDIA PESSOA DE SOUZA, JOÃO VICTOR MESQUITA SALUSTIANO e DRÁULIO SALES DA SILVA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Introdução: Um dos processos que está no cotidiano do aluno é a oxidação, quando queimamos madeira a mesma se oxida quando alguma peça metálica, principalmente de ferro fica com uma tonalidade amarela. Nos seres vivos temos a fotossíntese, causada pela oxidação do CO2 + H2O produzindo glicose. Essas são algumas reações importantes que fazem parte do nosso cotidiano, visto que, muitas delas estão envolvidas em processos essenciais para a manutenção da vida, desenvolvimento tecnológico e fabricação de produtos que auxiliam o nosso bem-estar.  Objetivos: Este trabalho consistiu em desenvolver e aplicar uma atividade experimental, abordando o conteúdo oxidação e redução como recurso metodológico, para verificar se os alunos diminuem suas dificuldades no conteúdo proposto. Materiais e Métodos: A atividade apoiou-se em experimentos de baixo custo, intitulando-a Camaleão químico e água furiosa. Aplicou-se a atividade na escola parceira Professor Luís Felipe do subprojeto de Química PIBID/UVA 2013, envolvendo um total de 36 alunos do ensino médio, no período do mês de junho. O método de avalição deu-se por questionários antes e após atividade.  Resultados e Discussões: Com o instrumento utilizado, observa-se que antes da aplicação da atividade os alunos não conseguiam relacionar oxidação e redução com o seu cotidiano, nem mesmo sabiam qual o significado destas palavras. Após a aplicação da atividade houve uma melhora significativa na aprendizagem dos alunos para o assunto proposto, observando-se com a análise dos questionários. Assim, as atividades experimentais saem da rotina deles, mostrando-os que a oxidação e redução fazem parte da sua vida, podendo assim, aprenderem Química de uma forma mais diversificada. O uso de atividades experimentais consiste em um método diferente e interes­sante para os alunos, fazendo parte de um processo de aprendizagem, e o que é mais importante, de maneira prazerosa. Observa-se que antes da aplicação da atividade os estudantes sentiam dificuldades na compreensão do conteúdo, como por exemplo, não sabendo identificar quando estava ocorrendo um processo de oxidação e redução, após a aplicação, observa-se que houve uma melhora significativa, pois, esta dificuldade e outras foram superadas. Conclusão: Nota-se que a utilização de atividades experimentais no ensino de Química é uma ótima ferramenta de auxílio ao professor, sendo corretamente planejada e executada. A mesma desperta nos alunos um interesse no conteúdo, fazendo com que eles busquem por respostas que os livros muitas vezes não trazem, podendo até mesmo fechar lacunas deixadas pelo ensino tradicional.

Referências:

ATAIDE, M. C. E. S., SILVA, B. V. C. As Metodologias do Ensino de Ciência: Contribuição da

Experimentação e da História e Filosofia da Ciência. Holos. v.27, n.4, p. 171-181, 2011.

FOGAÇA, J. R. V. Reações de oxirredução no cotidiano. Aluno Online. Disponivel em: <http://www.alunosonline.com.br/quimica/.html>. Acesso em: 19 outubro 2015.

LEE. J.D. Química Inorgânica não tão Concisa. Tradução de Henrique E. Toma. São Paulo: Edgard Blücher, 1999.