RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM BOLSISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/BIOLOGIA/FAEC/UECE RECÉM-INGRESSO NO PROGRAMA

FRANCISCO JEFFESON DE PAIVA VIEIRA

Co-autores: FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA, MARIA ARELETE DE PAULA COSTA, APARECIDA BARBOSA DE PAIVA, FABRICIO BONFIM SUDERIO, CRISTIANA DE PAULA SANTOS, ANTONIA MARTA CAVALCANTE e FRANCISCO INÁCIO ADAMYS BENTO SIQUEIRA LIMA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

O programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID) permite vivenciar a prática docente dos professores da Educação Básica e todo o contexto da escola ainda na fase inicial da graduação, propondo uma melhor qualidade na formação inicial do licenciando. Este trabalho teve como objetivo relatar a percepção de um bolsista recém-ingresso no subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE acerca de suas observações iniciais, antes e depois de participar do programa. O PIBID vem se mostrando um meio para conhecer de perto o cotidiano da escola, proporcionando a convivência no ambiente de sala de aula com alunos e professores. O contato inicial se dá por meio das observações, vendo, na prática, como funciona uma sala de aula, conhecendo as metodologias do professor e a relação professor-aluno. O bolsista recém-ingresso, por meio da interação com outros bolsistas veteranos, adquire rapidamente experiência no desenvolvimento de práticas metodológicas lúdicas, e pode observar a relação entre os professores, gestores, alunos e funcionários da escola, levando a uma maior compreensão do contexto escolar. Também aprendemos a lidar com o dia a dia das turmas e a rotina dos professores supervisores no seu fazer docente, como: no planejamento de aulas, na elaboração de prática laboratorial, no planejamento de aulas de campo, na elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, em oficinas e minicursos, nas reuniões de pais, na correção de provas e em tantas outras ações presentes no fazer diário dos docentes.  O PIBID possibilita ainda a participação dos bolsistas de ID nos eventos científicos, bem como a inserção no campo das pesquisas em Educação. Neste contexto, conclui-se que o PIBID é essencial para a formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciatura, melhorando a qualidade da sua formação e, consequentemente, da melhoria do ensino.