USO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLOGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

MARIA ARLETE DE PAULA COSTA

Co-autores: FABRÍCIO BONFIM SUDÉRIO, CRISTIANA DE PAULA SANTOS, APARECIDA BARBOSA DE PAIVA, FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA, FRANCISCO JEFFESON DE PAIVA VIEIRA, ANTONIA MARTA CAVALCANTE, FRANCISCO INÁCIO ADAMYS BENTO SIQUEIRA LIMA, WLÁDYA NAYARA DE AZEVEDO LEITÃO e JOSE WILTON RODRIGUES MARQUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

É perceptível a relevância da utilização de metodologias alternativas de ensino que têm como foco a melhoria da aprendizagem dos discentes do ensino médio. Isso decorre da superação do modelo tradicional, que ainda é muito utilizado nos dias atuais, o qual não adota estratégias atrativas o bastante para esses alunos. Com esta perspectiva, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) estimula a prática de novas metodologias aliadas às aulas teóricas voltadas para a educação básica. Uma dessas estratégias consiste na leitura, análise e discussão de artigos jornalísticos que complementem o conteúdo abordado pelo professor, procurando enriquecer e acrescentar conhecimentos acerca do assunto abordado. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar a opinião de alunos envolvidos com o subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE sobre o estudo de artigos jornalísticos como estratégia complementar no ensino de biologia. Esta ação foi desenvolvida pelos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) que atuam na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, no município de Crateús-CE, sob a orientação da professora supervisora. A atividade ocorreu sempre após a explicação do conteúdo teórico em sala de aula e teve a participação de 115 alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano. Esses estudantes foram divididos em grupos e cada um deles tinha em mãos um texto informativo referente aos conteúdos de proteínas e lipídios (no 1º ano), fungos (no 2º ano), e genética (no 3º ano), os quais foram abordados nas aulas teóricas. Após leitura, interpretação e discussão dos textos, foram aplicados questionários aos alunos envolvidos na ação, no sentido de obter a opinião dos mesmos acerca da relevância da atividade proposta. Na opinião dos discentes, essa estratégia metodológica mostra que os conteúdos atualizados para além do livro didático proporcionam um conhecimento atualizado das pesquisas que vêm surgindo sobre a aplicação e a associação com os conteúdos estudados. Para os estudantes, essa estratégia facilita a compreensão e a contextualização desses temas, além de proporcionar a troca de experiências e momentos reflexivos. Para os bolsistas de ID, a vivência com essa estratégia foi construtiva e contribuiu para as suas formações como futuros docentes. Portanto, essa estratégia e a abordagem dos temas propostos nos textos podem proporcionar a construção do conhecimento, contribuindo com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Portanto, para os alunos da escola parceira envolvidos na ação, o uso dessa estratégia foi viável e enriquecedora, pois contribuiu com a exploração do conteúdo teórico de forma contextualizada, colocando-os diante de temas atuais, que comumente não são tratados nos livros didáticos.