CINE BIO: PRODUÇAO DE VÍDEOS DIDÁTICOS E A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA

FRANCISCA DANIELA LIRA MOTA

Co-autores: FABRÍCIO BONFIM SUDÉRIO, REJANE PEREIRA DIAS GOMES, AMANDA DIÔGO MATOS, EVA PEREIRA SALES, MARIA AUXILIADÔRA MARTINS, RAQUEL BEZERRA DA COSTA, IRISLANE GOMES DA SILVA, ANTONIA THAIS SILVA MENDES e CARLA MANOELA COSTA RODRIGUES
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

As novas metodologias de ensino vêm se tornando cada vez mais utilizadas na transmissão de conhecimento aos alunos. Algumas dessas estratégias, como o uso de vídeos, auxiliam na compreensão dos mais diversos conteúdos. Não somente a exposição, mas, sobretudo, a produção de vídeos didáticos realizada pelos próprios alunos, pode ter um resultado eficiente no desenvolvimento de habilidades e ampliação do conhecimento nas várias áreas da biologia. Essa atividade de produção, além de ser uma maneira inovadora e participativa de construção do conhecimento, o aluno pode usar e aperfeiçoar a sua criatividade, aprendendo de forma lúdica. Considerando a relevância deste tema, o presente trabalho teve como objetivo analisar a opinião de estudantes de 2° ano sobre a eficiência e a contribuição do projeto pedagógico CineBio na aprendizagem dos conteúdos de biologia. Esse projeto foi realizado por integrantes do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE e deu aos alunos a oportunidade de produzirem vídeos didáticos e explicativos sobre os diferentes sistemas do corpo humano. Esta atividade contou com a participação de 51 alunos das duas turmas de 2° ano do Colégio Estadual Regina Pacis (CERP), em Crateús-CE. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário semiestruturado aos estudantes que, ao serem perguntados sobre como avaliam o projeto, 94,0% afirmaram que o consideram bom, enquanto 6,0% o consideram regular. Ao serem questionados sobre as contribuições do projeto, 84% apontam a aprendizagem como o principal ponto positivo. Os demais (16%) dividem opiniões entre interação com os colegas e metodologia diferenciada. Quanto à dificuldade encontrada durante a realização do projeto, 65,0% apontaram a gravação dos vídeos como a etapa de maior dificuldade. Outro fator importante é que 98,0% dos alunos afirmaram que a participação no projeto ajudou-lhes a assimilar melhor o conteúdo abordado, além dos 86,0% que declararam aprovar a realização desse projeto e de demais propostas pedagógicas que visem aprimorar a compreensão dos alunos de forma prazerosa e eficaz. Desta forma, é importante que os professores tenham a iniciativa de desenvolver metodologias como essa em sala de aula, visando sempre instigar o aluno a participar de forma ativa de todo o processo e, posteriormente, socializar os seus conhecimentos. Concluiu-se que para a maioria dos estudantes de 2° ano envolvidos na pesquisa, o projeto CineBio é uma excelente iniciativa para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de biologia.