A utilização de vídeos em sala de aula possibilita ao professor trabalhar o conteúdo de forma mais dinâmica e atrativa. A exibição de vídeos didáticos no ensino de biologia é uma proposta que deve ser utilizada com o intuito de reforçar a exposição teórica e auxiliar a aprendizagem do tema abordado. Esse trabalho teve o objetivo de investigar a opinião de estudantes envolvidos com o subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE sobre a contribuição do vídeo "Vírus Ebola" no ensino e na melhoria da compreensão do conteúdo de vírus. Esta ação foi desenvolvida por integrantes do referido subprojeto com estudantes do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Regina Pacis (CERP), em Crateús-CE. Para a coleta de dados foram aplicados questionários aos 35 alunos que estavam presentes na aula e na exposição do vídeo. O questionário continha questões objetivas e subjetivas com foco na investigação sobre a contribuição do vídeo exibido para a compreensão do conteúdo específico explorado em sala de aula. Com relação à qualidade da metodologia, 75% dos entrevistados avaliaram como "Boa" e 15% como "Ótima". No que diz respeito à qualidade do conteúdo do vídeo, todos os entrevistados responderam que o vídeo tem excelente qualidade e contribuiu para a melhoria da compreensão do tema. Ao serem questionados sobre a contribuição do vídeo para a melhoria da aprendizagem sobre o vírus "ebola", todos os alunos consideraram como satisfatória. Uma das questões enfatizou os hábitos da população africana que resultaram no aumento da disseminação do vírus "ebola". Quanto a essa questão, todos os alunos consideraram que a abordagem do vídeo foi satisfatória. Em relação à abordagem do vídeo sobre as reações sintomáticas provocadas pela ação do vírus e do quadro hemorrágico que causa a morte pelo "ebola", todos os alunos também consideraram a abordagem satisfatória. Com esse estudo, pode-se dizer que a utilização do vídeo "Vírus Ebola" possibilitou aos alunos um resultado satisfatório na aprendizagem do conteúdo abordado, como também os fez compreender como o vírus "ebola" é transmitido e como são as suas reações sintomáticas. Desta forma, esse vídeo pode ser indicado aos professores como estratégia auxiliar na compreensão e otimização do processo de ensino-aprendizagem dessa temática. Para os alunos envolvidos na pesquisa, o vídeo utilizado na pesquisa contribuiu de forma satisfatória na melhoria da aprendizagem do conteúdo de vírus, e mais especificamente do vírus "ebola".