O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID - é um programa originado da CAPES com o intuito de proporcionar a valorização e o aprimoramento da formação de professores para a educação básica. O subprojeto da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC - com o título "Formação do professor de Biologia: aprendizagem baseada na vivência e na prática" tem buscado desenvolver diversas ações de caráter pedagógico, dentre elas, a preparação dos discentes de uma das escolas parceiras - Colégio Estadual Regina Pacis - para o ENEM 2015. Por isso, esse trabalho teve como objetivo analisar a opinião dos alunos sobre a importância desta ação. Esta atividade teve como foco melhorar o desempenho dos alunos das turmas de 3o ano, ampliando a oportunidade de ingresso destes na Universidade, bem como proporcionar aos bolsistas de iniciação à docência (ID) uma experiência a mais na vivência da profissão docente. Para tanto, os bolsistas de ID pesquisaram e estudaram as questões de biologia das provas anteriores do ENEM, com o intuito de conhecer os temas mais abordados e revisar as temáticas já vistas em sala de aula. Os bolsistas de ID foram divididos em turnos diferenciados para atender toda a demanda da escola, que contém seis turmas de 3° ano, sendo três pela manhã, duas à tarde e uma à noite. Em cada semana era estudada uma prova, começando pelo exame de 2014, e assim por diante. Tal ação durou cerca de dois meses, havendo a intervenção dos bolsistas nas aulas de biologia em uma aula por semana. Para conhecer a opinião dos alunos envolvidos na pesquisa (trinte e três), sobre a relevância desta atividade, aplicou-se um questionário semiestruturado de cinco questões. Constatou-se, que a maioria dos discentes (81,0%) pretende fazer o ENEM com o intuito de ingressar numa universidade. Os demais querem usar a nota para entrar em um curso técnico e também para testar os conhecimentos. Quanto à metodologia empregada nos "aulões", os resultados variaram entre "ótima" e "boa". Em relação à compreensão dos conteúdos ministrados, aproximadamente 69,5% dos estudantes afirmaram proporcionar uma razoável compreensão, dando como justificativa o fato das questões do ENEM serem um tanto complexas. De acordo com os alunos, os conteúdos foram bem explicados, as aulas tiveram uma metodologia não muito convencional, atraindo a atenção da maioria, além de revisar os temas já vistos nos anos anteriores, proporcionando melhoria na aprendizagem. Afirmaram que desejam que o projeto tenha continuidade e sugeriram a exposição de vídeos para a complementação do conteúdo, além de se trabalhar temáticas voltadas para o corpo humano. Portanto, esta ação foi considerada pelos discentes que irão participar do ENEM como uma estratégia que ampliou a aprendizagem dos conteúdos de biologia. Essa atividade contribuiu também para a formação dos bolsistas envolvidos por ter sido mais uma vivência na área da docência.