INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO PROFESSOR / FAMÍLIA DENTRO DO PROCESSO ESCOLAR.

MARIA DE LOURDES DE OLIVEIRA RODRIGUES

Co-autores: Mª LOURDES O. RODRIGUES – MARIA.LOURDES@UECE.BR e DEISE GOMES DE SOUZA TORRES – DEISE.GOMES@ALUNO.UECE.BR
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

 O subprojeto " Tessituras de vida e cidadania; Ler, escrever e contar histórias no sertão" vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência- PIBID, visa o aprimoramento da formação inicial dos  licenciandos do curso de pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús- FAEC. As experiências vivenciadas aliadas aos estudos proporcionados pelo subprojeto condicionaram reflexões sobre as atividades desenvolvidas, entre elas a observação do cotidiano escolar, despertando o olhar investigativo  sobre a relação família e escola no  processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). As reflexões esboçadas partem das vivências dessas pesquisadoras, na qualidade de bolsista de Iniciação a docência(ID), como professora supervisora em diálogos reflexivos com a bolsista (ID) em formação . Na busca de compreender  a aversão/aspiração de professores e família em relação ao tratamento adequado aos alunos com necessidades educacionais especiais,  e de que maneira professores e família têm compreendido as leis e o atendimento destas dentro do contexto escolar. Quais os pontos positivos e negativos e de que forma a família vivência a  formação dos seus filhos dentro das instituições escolares. Esta investigação buscou elucidar o entrelaçamento de como os docentes adéquam-se ou se distanciam no trato com os alunos compreendidos com necessidades especiais visualizando família e escola. Esta pesquisa se faz necessário para o aperfeiçoamento da prática inclusiva, como também desmistificação da estigmação sofrida pelos alunos com deficiência, valorizando das potencialidades destes alunos com deficiência e não destacando suas limitações( Vigotsky,1989).  tratamos dos paradigmas inclusivos, da racionalidade familiar e da autonomia docente, certos de que essa abordagem referencia os modelos como vem sendo tratado as questões de inclusão dentro do contexto escolar brasileiro no que tange a formação educacional das crianças ditas especiais.