A IMPORTÂNCIA DAS REGÊNCIAS NO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID/BIOLOGIA/FAEC

APARECIDA BARBOSA DE PAIVA

Co-autores: FABRÍCIO BONFIM SUDÉRIO, CRISTIANA DE PAULA SANTOS, MARIA ARLETE DE PAULA COSTA, FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA, FRANCISCO JEFFESON DE PAIVA VIEIRA, ANTONIA MARTA CAVALCANTE, FRANCISCO INÁCIO ADAMYS BENTO SIQUEIRA LIMA, JOSE WILTON RODRIGUES MARQUES e WLÁDYA NAYARA DE AZEVEDO LEITÃO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

 

Uma das principais propostas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é a inserção do acadêmico no seu futuro campo de atuação. Este contato possibilita a vivência de experiências práticas que visam à construção da postura docente do bolsista. O objetivo deste trabalho consiste em relatar uma experiência vivenciada no mês de maio de 2015 pelos bolsistas de Iniciação à docência (ID) do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE durante as regências em sala de aula. O foco da vivência foi a aquisição de experiência prática em sala de aula e intensificação da relação existente entre a observação e a prática docente, visto que ambos buscam estabelecer uma aproximação com o contexto escolar. As regências foram realizadas na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, localizada no município de Crateús/CE, uma escola parceira do subprojeto mencionado, sob a orientação e supervisão da professora da escola que atua no PIBID. Nessa atividade, os seis bolsistas que atuam na escola foram divididos em seis turmas. Alguns deles optaram por realizar a regência em dupla, por se sentirem mais seguros, e outros realizaram individualmente. Em seguida realizou-se o planejamento das aulas, levando em consideração todos os recursos utilizados para a realização das regências, bem como as estratégias metodológicas a serem desenvolvidas em sala de aula. É importante ressaltar que, diferente do estágio curricular supervisionado obrigatório, a proposta do PIBID proporciona um tempo maior de adequação à turma e ao ambiente escolar, possibilitando assim, maior segurança por parte dos bolsistas de ID. Após o período de vivências das regências, foi feita uma reflexão juntamente com a supervisora sobre os aspectos positivos das regências, os pontos que podem ser melhorados pelos bolsistas de ID, e como cada um deles se sentiu durante todo o processo de regência. Por fim, constatamos que, por meio desta ação, pudemos refletir sobre a nossa prática docente e sobre o processo de ensino, assim como pudemos analisar as metodologias utilizadas na execução das aulas e a eficácia destas no processo de ensino-aprendizagem.