Uma das principais propostas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é a inserção do acadêmico no seu futuro campo de atuação. Este contato possibilita a vivência de experiências práticas que visam à construção da postura docente do bolsista. O objetivo deste trabalho consiste em relatar uma experiência vivenciada no mês de maio de 2015 pelos bolsistas de Iniciação à docência (ID) do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE durante as regências em sala de aula. O foco da vivência foi a aquisição de experiência prática em sala de aula e intensificação da relação existente entre a observação e a prática docente, visto que ambos buscam estabelecer uma aproximação com o contexto escolar. As regências foram realizadas na Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, localizada no município de Crateús/CE, uma escola parceira do subprojeto mencionado, sob a orientação e supervisão da professora da escola que atua no PIBID. Nessa atividade, os seis bolsistas que atuam na escola foram divididos em seis turmas. Alguns deles optaram por realizar a regência em dupla, por se sentirem mais seguros, e outros realizaram individualmente. Em seguida realizou-se o planejamento das aulas, levando em consideração todos os recursos utilizados para a realização das regências, bem como as estratégias metodológicas a serem desenvolvidas em sala de aula. É importante ressaltar que, diferente do estágio curricular supervisionado obrigatório, a proposta do PIBID proporciona um tempo maior de adequação à turma e ao ambiente escolar, possibilitando assim, maior segurança por parte dos bolsistas de ID. Após o período de vivências das regências, foi feita uma reflexão juntamente com a supervisora sobre os aspectos positivos das regências, os pontos que podem ser melhorados pelos bolsistas de ID, e como cada um deles se sentiu durante todo o processo de regência. Por fim, constatamos que, por meio desta ação, pudemos refletir sobre a nossa prática docente e sobre o processo de ensino, assim como pudemos analisar as metodologias utilizadas na execução das aulas e a eficácia destas no processo de ensino-aprendizagem.