Os avanços no ensino de ciências ocorrem quando o professor passa a utilizar metodologias diferenciadas para facilitar o aprendizado do aluno. O desenvolvimento da tecnologia possibilita ao docente realizar diversas atividades lúdicas, entre elas, destaca-se o uso de vídeos, os quais contextualizam e/ou revisam os conteúdos abordados em sala. Neste contexto, os objetivos deste trabalho consistiram em analisar a percepção dos alunos em relação ao uso de vídeos nas aulas de biologia e; verificar o grau de contribuição desta ferramenta na melhoria da aprendizagem dos alunos relacionada ao conteúdo "fenômeno da vida". O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 45 alunos do 1°ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, uma escola parceira do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários em duas etapas. Na primeira, aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre o conteúdo estudado e que seria abordado no vídeo e, em seguida, o vídeo foi exibido para revisar os conceitos vistos em sala e analisar se as respostas estavam de acordo. Após a exibição do vídeo foi aplicado outro questionário com as mesmas perguntas do primeiro para posterior comparação dos dados, mas contendo outros questionamentos para obter a opinião dos entrevistados sobre o uso de vídeos. Ao comparar as respostas dos dois questionários, percebeu-se que todos os 45 alunos acertaram uma questão que indagava o nome do processo científico que explica a sobrevivência das espécies pela seleção natural. Ao serem questionados se todos os seres vivos são formados por átomos, 82% acertaram no questionário pré-teste e 93% no pós-teste, ao informarem que a afirmação é verdadeira. No pré-teste, na questão sobre qual característica considera-se a principal para os seres vivos, apenas 13% dos entrevistados marcaram a opção correta. Após a aplicação do vídeo (pós-teste), 46% da turma assinalou a opção verdadeira. Ao serem questionados sobre o nome do processo que altera o código genético e permite a adaptação, a 62% acertou a questão no pré-teste e 71% marcou a opção correta no pós-teste. Sobre a opinião dos alunos acerca do uso de vídeos, todos os alunos afirmaram que ajudam a relacionar o conteúdo visto em sala com o cotidiano, e que se trata de uma forma prazerosa, dinâmica e facilitadora de revisar o conteúdo teórico. Neste contexto, conclui-se que o uso de vídeos, de um modo geral, foi considerado pelos alunos uma eficiente forma de facilitar a construção do conhecimento e a aprendizagem dos conteúdos de biologia e; que o vídeo com a abordagem específica sobre "o fenômeno da vida" promoveu uma melhoria na aprendizagem dos alunos, fato evidenciado pelo aumento de respostas teóricas corretas no pós-teste em relação ao pré-teste.