ANÁLISE DO USO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA

Co-autores: FABRICIO BONFIM SUDERIO, CRISTIANA DE PAULA SANTOS, MARIA ARLETE DE PAULA COSTA, APARECIDA BARBOSA DE PAIVA, FRANCISCO JEFFESON DE PAIVA VIEIRA, JOSE WILTON RODRIGUES MARQUES, FRANCISCO INÁCIO ADAMYS BENTO SIQUEIRA LIMA, ANTONIA MARTA CAVALCANTE e WLADYA NAYARA DE AZEVEDO LEITAO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Os avanços no ensino de ciências ocorrem quando o professor passa a utilizar metodologias diferenciadas para facilitar o aprendizado do aluno. O desenvolvimento da tecnologia possibilita ao docente realizar diversas atividades lúdicas, entre elas, destaca-se o uso de vídeos, os quais contextualizam e/ou revisam os conteúdos abordados em sala. Neste contexto, os objetivos deste trabalho consistiram em analisar a percepção dos alunos em relação ao uso de vídeos nas aulas de biologia e; verificar o grau de contribuição desta ferramenta na melhoria da aprendizagem dos alunos relacionada ao conteúdo "fenômeno da vida". O trabalho foi desenvolvido com uma turma de 45 alunos do 1°ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Profissional Manoel Mano, uma escola parceira do subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários em duas etapas. Na primeira, aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre o conteúdo estudado e que seria abordado no vídeo e, em seguida, o vídeo foi exibido para revisar os conceitos vistos em sala e analisar se as respostas estavam de acordo. Após a exibição do vídeo foi aplicado outro questionário com as mesmas perguntas do primeiro para posterior comparação dos dados, mas contendo outros questionamentos para obter a opinião dos entrevistados sobre o uso de vídeos. Ao comparar as respostas dos dois questionários, percebeu-se que todos os 45 alunos acertaram uma questão que indagava o nome do processo científico que explica a sobrevivência das espécies pela seleção natural. Ao serem questionados se todos os seres vivos são formados por átomos, 82% acertaram no questionário pré-teste e 93% no pós-teste, ao informarem que a afirmação é verdadeira. No pré-teste, na questão sobre qual característica considera-se a principal para os seres vivos, apenas 13% dos entrevistados marcaram a opção correta. Após a aplicação do vídeo (pós-teste), 46% da turma assinalou a opção verdadeira. Ao serem questionados sobre o nome do processo que altera o código genético e permite a adaptação, a 62% acertou a questão no pré-teste e 71% marcou a opção correta no pós-teste. Sobre a opinião dos alunos acerca do uso de vídeos, todos os alunos afirmaram que ajudam a relacionar o conteúdo visto em sala com o cotidiano, e que se trata de uma forma prazerosa, dinâmica e facilitadora de revisar o conteúdo teórico. Neste contexto, conclui-se que o uso de vídeos, de um modo geral, foi considerado pelos alunos uma eficiente forma de facilitar a construção do conhecimento e a aprendizagem dos conteúdos de biologia e; que o vídeo com a abordagem específica sobre "o fenômeno da vida" promoveu uma melhoria na aprendizagem dos alunos, fato evidenciado pelo aumento de respostas teóricas corretas no pós-teste em relação ao pré-teste.