Os jogos didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e caracterizam-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar a construção do conhecimento do aluno. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do jogo "Baralho Anatômico" como ferramenta facilitadora do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de anatomia humana na disciplina de biologia do ensino médio.Esta ação foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) que atuam no subprojeto PIBID/Biologia/FAEC. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Regina Pacis, no município de Crateús-CE, com 30 alunos da turma de 2° ano. Para confeccionar o jogo foram utilizados materiais de baixo custo e de fácil aquisição e manuseio, como papel A4 60 Kg de cor branca, além de impressão colorida e outros materiais diversos. Os alunos foram divididos em equipes de cinco pessoas para melhor distribuição e realização da atividade. O método para a coleta de dados foi a aplicação de questionários com questões que exploraram a opinião dos alunos envolvidos sobre a prática lúdica utilizada. Os alunos foram perguntados, por exemplo, se o jogo ajudou na compreensão do conteúdo, e 100% afirmou que o jogo facilitou a aprendizagem dos conteúdos explorados. A análise geral de todas as respostas e o bom desempenho dos alunos durante a revisão dos conteúdos (após a utilização do jogo) deixou evidente que essa atividade proporcionou uma melhoria considerável na aprendizagem dos alunos. Essa atividade ajudou na revisão do conteúdo de anatomia humana abordado em sala de aula, colaborando com a melhoria do desempenho dos alunos nas avaliações internas da escola.As atividades lúdicas, utilizadas principalmente como forma de revisão, facilitam o desenvolvimento da aprendizagem. Acredita-se que os resultados positivos foram alcançados porque o jogo aborda o conteúdo de forma interativa, desafiadora e prazerosa, despertando o conhecimento dos alunos. Portanto, para os estudantes envolvidos na pesquisa, o jogo "Baralho Anatômico" atua de forma muito eficiente como ferramenta facilitadora do ensino e da aprendizagem dos conteúdos de anatomia humana.