APRENDENDO BIOLOGIA COM O USO DE JOGOS DIDÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PIBID/BIOLOGIA/FAEC/UECE.

ANTONIA MARTA CAVALCANTE

Co-autores: FABRICIO BONFIM SÚDERIO, CRISTIANA DE PAULA SANTOS, FRANCISCO INÁCIO ADAMYS BENTO SIQUEIRA LIMA, WLÁDYA NAYARA DE AZEVEDO LEITÃO, MARIA ARLETE DE PAULA COSTA, APARECIDA BARBOSA DE PAIVA, FRANCISCO JEFFESON DE PAIVA VIEIRA, FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA e CINTIA RAFAELLA FERNANDES DE OLIVEIRA
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

Os jogos didáticos se caracterizam como uma alternativa divertida e interativa de se ensinar e aprender os conteúdos de biologia. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi fazer um relato de experiência que consistiu na utilização de jogos didáticos para proporcionar um momento a mais de aprendizado dos conteúdos de biologia para estudantes de uma escola parceirado subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE. A ação foi desenvolvida pelos bolsistas de iniciação à docência que atuam na EEEP Manoel Mano, localizada no município de Crateús-CE, e os jogos utilizados foram produzidos pelos integrantes do subprojeto ao longo de sua vigência. Como a escola é profissionalizante, os alunos que nela estudam não dispõem de tempo livre durante o dia e, por isso, os jogos foram aplicados durante os intervalos das aulas. A utilização dos jogos foi coordenada pelos bolsistas de iniciação à docência, que se dividiram em duplas, durante três dias na semana, para execução da ação. Cada dupla teve autonomia de escolher os jogos a serem aplicados. Os jogos eram colocados em pontos estratégicos da escola para dar visibilidade e atrair os alunos, que utilizavam os jogos de maneira espontânea. Diante da procura, os bolsistas apresentavam as regras dos jogos, intermediando e dando mais esclarecimentos quando necessário. Alguns alunos que se envolveram com a ação apresentaram dificuldades relacionadas aos conteúdos de biologia explorados em determinados jogos. No entanto, à medida que os estudantes iam se familiarizando com os jogos e fazendo a associação dos conteúdos abordados nas aulas teóricas, demonstravam maior interesse e empolgação para participar da ação. Ficou claro que os jogos de tabuleiro e o "jogo da forca "foram os preferidos dos alunos. Por meio desta ação pôde-se perceber que os jogos didáticos consistem em uma estratégia viável para despertar o interesse dos alunos em aprender biologia, pois favorece a integração entre a ludicidade e a construção do conhecimento.