Os jogos didáticos se caracterizam como uma alternativa divertida e interativa de se ensinar e aprender os conteúdos de biologia. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi fazer um relato de experiência que consistiu na utilização de jogos didáticos para proporcionar um momento a mais de aprendizado dos conteúdos de biologia para estudantes de uma escola parceirado subprojeto PIBID/Biologia/FAEC/UECE. A ação foi desenvolvida pelos bolsistas de iniciação à docência que atuam na EEEP Manoel Mano, localizada no município de Crateús-CE, e os jogos utilizados foram produzidos pelos integrantes do subprojeto ao longo de sua vigência. Como a escola é profissionalizante, os alunos que nela estudam não dispõem de tempo livre durante o dia e, por isso, os jogos foram aplicados durante os intervalos das aulas. A utilização dos jogos foi coordenada pelos bolsistas de iniciação à docência, que se dividiram em duplas, durante três dias na semana, para execução da ação. Cada dupla teve autonomia de escolher os jogos a serem aplicados. Os jogos eram colocados em pontos estratégicos da escola para dar visibilidade e atrair os alunos, que utilizavam os jogos de maneira espontânea. Diante da procura, os bolsistas apresentavam as regras dos jogos, intermediando e dando mais esclarecimentos quando necessário. Alguns alunos que se envolveram com a ação apresentaram dificuldades relacionadas aos conteúdos de biologia explorados em determinados jogos. No entanto, à medida que os estudantes iam se familiarizando com os jogos e fazendo a associação dos conteúdos abordados nas aulas teóricas, demonstravam maior interesse e empolgação para participar da ação. Ficou claro que os jogos de tabuleiro e o "jogo da forca "foram os preferidos dos alunos. Por meio desta ação pôde-se perceber que os jogos didáticos consistem em uma estratégia viável para despertar o interesse dos alunos em aprender biologia, pois favorece a integração entre a ludicidade e a construção do conhecimento.