Entre os diversos enfoques relacionados aos desafios da educação de alunos com alguma necessidade especial, está o que envolve a opinião de docentes e sua participação neste tipo de atendimento, uma vez que o professor é o centro das discussões sobre a qualidade e os desafios na efetivação da proposta de inclusão escolar. Nessa perspectiva, este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar os docentes do ensino fundamental quanto aos desafios do século XXI sobre a educação inclusiva com crianças deficientes visuais nos Municípios de Crateús e Novo Oriente, no Estado do Ceará. Para isto, foi realizada uma pesquisa descritiva, a qual se utilizou de levantamento bibliográfico acerca do tema, observação direta com os alunos deficientes visuais nas escolas e análise de um questionário aplicado aos educadores através de procedimentos técnicos estatísticos para a coleta de dados. Dentro da aplicação deste questionário semiestruturado foram elaboradas perguntas relacionadas às dificuldades encontradas por estes educadores no processo de ensino e aprendizagem desses alunos. Nas repostas dos professores, as dificuldades para a realização da inclusão referiam-se à falta de formação especializada em seus cursos de licenciatura, a sobrecarga de aulas que não lhes dava tempo para o planejamento de atividades diferenciadas e a falta de apoio técnico da instituição no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares. Por fim, os resultados mostraram que os educadores precisam ter uma maior efetivação da proposta de educação inclusiva, em especial dos alunos com deficiência visual. E um grande aliado aos desafios do século dos educadores é a comunidade escolar, família no caminho para resolução de diversos problemas, para que toda criança independente de qualquer necessidade especial tenha direito a ensino e atendimento educacional de qualidade. Como sugestões, eles destacaram o seguinte: a importância de recursos pedagógicos adequados, formação continuada, experiência prévia com alunos deficientes visuais nos cursos de licenciatura durante o estágio e além do apoio da família e da comunidade escolar.