O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE RECREAÇAO NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ESTUDO DE CASO

LUIS ALAN RODRIGUES LEITE

Co-autores: LUIS ALAN RODRIGUES LEITE, FRANCISCO FABRÍCIO RODRIGUES VIANA, FRANCISCO LUCAS ALVES FERREIRA e MARCELINO DE SOUZA SANTIAGO
Tipo de Apresentação: Oral

Resumo

O trabalho em questão tem como tema a Educação Física escolar no Ensino Fundamental. O objetivo proposto consiste em identificar e analisar a forma com que os docentes regem as aulas de recreação nas turmas de Ensino Fundamental I, de escolas do município de Crateús/CE. Essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa e utiliza como método o estudo de caso. Para o desenvolvimento da mesma, foi realizado um estudo de campo em 03 escolas de Ensino Fundamental do referido município, com aplicação de questionários aos professores regentes e observação de aulas, de modo que em cada instituição foi observada uma turma diferente (1°, 3° e 5° anos, respectivamente), totalizando 03 professores participantes e 51 educandos. A princípio observou-se que os docentes analisados possuem formações diferenciadas. Constatou-se, ainda, que a diferença entre o conhecimento que cada professor carrega sobre o assunto acarreta no desenvolvimento de metodologias diferenciadas durante as aulas de recreação. Enquanto os demais professores analisados desenvolvem atividades recreativas com o intuito de divertir e manter os alunos ocupados, sem um objetivo específico, o professor que possui formação em Educação Física, utiliza-se de atividades direcionadas que além de propiciarem momentos de lazer exercem seu papel no desenvolvimento psicomotor e social dos educandos. Conclui-se, portanto, que o conhecimento prévio do professor acerca da importância das atividades recreativas para o desenvolvimento da criança é fundamental, pois a partir deste entendimento o docente passa a tratar esses momentos de modo diferenciado, procurando torná-los significativos, não restringindo-os a simples atividades de lazer.